Uma viagem na maioria das vezes é um momento de lazer, descontração e de descanso, para o corpo e a mente. Mas, em se tratando do Diabetes a doença não tira férias, portanto alguns cuidados são importantes para deixar sua viagem mais segura e tranquila. Na hora de viajar, se você tem diabetes, deve se preparar corretamente e antever situações a fim de garantir seu bem-estar e não descuidar do controle da doença durante o passeio. Pensando nisso, nesse blog irei dar algumas dicas especiais para os cuidados que os diabéticos devem ter durante as viagens.
Se preparando para viajar – converse com seu médico
Um paciente com diabetes deve sempre se preparar e planejar bem antes de longas viagens. Nesses casos, converse antes com seu médico, agende uma avaliação para analisar como está o controle da doença e quais medidas são necessárias para otimizar o controle.
Antes da viagem é fundamental pedir ao seu médico um relatório explicando que você tem diabetes e que levará consigo medicamentos e insumos. Caso seja uma viagem internacional, uma boa dica é ter cópias do relatório e da receita em português e em inglês. O médico deve ainda destacar nessa declaração o Código Internacional de Doenças (CID) específico do diabetes. Trata-se de uma linguagem médica mundial sobre doenças e seus diagnósticos que não vão deixar dúvidas sobre sua condição em qualquer parte do mundo.
Seus medicamentos devem sempre ir com você na viagem.
Leve sempre consigo seus medicamentos e suprimentos médicos na bagagem de mão; nunca os empacote em bagagem despachada ou deixe no porta malas do ônibus. O mesmo vale para o caso de usuários de insulina, aplicadores, canetas, etc., tudo deve estar ao seu alcance. Calcule quanta medicação precisará durante o tempo de viagem e, para evitar qualquer contratempo, leve sempre uma quantidade maior do que a necessária.
Além disso, a medicação também deve ser rotulada corretamente. E se você for viajar para outros Estados ou países, certifique-se de estar dentro da regulamentação de rótulos para medicamentos daquele local.
Diabéticos: não fiquem sem se alimentar
Quando pessoas diabéticas ficam longos períodos sem se alimentar, há maior chance de ocorrer uma hipoglicemia, (queda dos níveis de açúcar no sangue) sobretudo naqueles que fazem uso de insulina. Ela pode levar a perda de consciência e até estado de coma em casos mais graves. Por isso, o indicado é fazer de 4 a 6 refeições por dia, com intervalos de 2 a 4 horas para evitar a hipoglicemia.
Seja qual for a duração da viagem e o meio de transporte utilizado, a alimentação para pessoas com diabetes requer alguns cuidados. Por isso, recomenda-se levar sempre alguns petiscos fáceis de comer, como frutas, barras de cereais, passas, biscoitos ou glicose em gel para o caso de hipoglicemia. Deve-se priorizar alimentos que não precisem de refrigeração e que sejam fáceis de transportar. Assim você também evitará consumir alimentos em paradas de viagens, hipercalóricos e pouco saudáveis que colaboraram para o descontrole da sua doença.
Monte seu kit de “sobrevivência”
Há itens que devem sempre estar na bolsa de mão dos diabéticos a fim de prevenir situações de mal-estar e/ou descontrole da doença e também para fins de identificação. Especialmente em viagens mais longas (ou quando você estiver em parques, excursões, praias, etc.), a bolsa deve conter:
- Medidor de glicose;
- Todos os seus medicamentos orais diários;
- Outros suplementos ou medicamentos indicados previamente pelo médico.
- Carteira de diabetes;
- Lanches que estejam dentro do seu planejamento alimentar para evitar episódios de hipoglicemia;
- Qualquer dispositivo de insulina que você faça uso;
- Relatório sobre sua doença com CID, além da receita.
Se você for viajar sozinho avise os responsáveis pela companhia do ônibus/avião que você é diabético. Também avise os líderes de excursão, se esse for o caso. Se você for viajar em grupo, avise as pessoas que estão com você sobre a doença. Pois isso garantirá que as pessoas saibam melhor como te ajudar em caso de algum imprevisto ou mal-estar durante a viagem.
Verificando a glicemia
Hoje em dia, com o auxilio da tecnologia, dispomos de equipamentos e insumos que ajudam a monitorar a glicemia permitindo que os pacientes com diabetes possam viajar bem mais despreocupados. É fundamental levar sempre o glicosímetro, com tiras reagentes, lancetas e baterias extras, ou os sensores de glicose. Recomenda-se que antes mesmo de sair de casa, o paciente faça um teste, principalmente se for viajar de carro e dirigindo. Nesse caso, é aconselhável fazer paradas e repetir o teste a cada três ou quatro horas ou sempre que houver suspeita de hipoglicemia. As paradas também são uma boa oportunidade para esticar as pernas e fazer um lanche. Caso note algum sintoma de hipoglicemia enquanto dirige, encoste imediatamente o carro, faça o teste e corrija a hipoglicemia se for necessário, repetindo o monitoramento a cada 15 minutos certificando-se que os níveis de glicose no sangue normalizaram. A viagem só deve ser retomada quando estiver sentindo-se melhor.
Aproveite bem sua viagem com segurança e tranquilidade. A base de tudo é a informação, sabendo tudo sobre diabetes e viagens, com certeza suas férias serão mais tranquilas.
Espero poder te ajudado com essas dicas!